Dicas

Prevenção

Na vida moderna estamos sempre enfrentando situações de estresse. Por um lado, o estresse é uma parte essencial de nossa vida, e é impossível eliminá-lo totalmente. O objetivo, portanto, é que cada um desenvolva técnicas pessoais que permitam adotar uma atitude de prevenção ao adoecimento, aumentando sua resistência ao estresse. No entanto, se você já não consegue fazer nada disso, pode já estar adoecendo. As doenças mentais, assim como a maioria das doenças que existem, só agrava o quadro de estresse, muitas vezes a ponto de não conseguirmos mais ajudar a si mesmo.  E assim, se todos os seus mecanismos de defesa foram superados, se você não encontra saída, não tenha medo de procurar ajuda profissional. Mas sigamos tentando prevenir e corrigir o que for possível.

 

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A qualidade de nossa alimentação e a forma como nos alimentamos repercute em nosso estado geral de saúde.

Dê preferência a alimentos naturais (com a menor quantidade possível de conservantes), alimentos com alto teor de fibras e ricos em vitaminas e sais minerais. Beba muita água. Evite sal, excesso de açúcar, alimentos ricos em gordura, colesterol e alimentos que contribuem para aumentar o estresse (chocolate, café e outros estimulantes...). As refeições devem ser efetuadas em horários regulares, ingerindo a comida lentamente.

ATIVIDADE FÍSICA

Uma atividade física regular contribui para uma sensação de bem-estar, reforçando nossa capacidade de combater o estresse. Futebol, aeróbica, natação, caminhada, tanto faz. Há vários tipos de exercício das quais nos esquecemos como tênis, squash, remo, lutas, artes marciais, escaladas, yoga, hipismo, danças...O importante é escolher uma atividade mais prazerosa possível para você e praticá-la com regularidade. Pelo menos 30 minutos 3 vezes na semana já podem trazer efeitos benéficos para a saúde mental.

RELAXAMENTO

Existem diferentes métodos de relaxamento, como por exemplo meditação, massoterapia, acupuntura, preces.

O importante é aprender a relaxar os músculos, diminuindo o estado de tensão.

Além disso, do mesmo modo que pensamentos negativos e ansiedade podem provocar estresse, pensamentos positivos e mentalização de cenas agradáveis podem ajudar a atingir calma e tranquilidade.

ATITUDE POSITIVA E AUTO-ESTIMA

Tentar manter e alimentar uma atitude positiva e dinâmica em relação à vida é uma chave para ajudar a combater o estresse. As pessoas que têm uma atitude deste tipo são cheias de energia e apresentam grande autoestima. Isto funciona como um “escudo” eficaz para ajudar a se proteger contra os efeitos negativos do estresse.

TOLERÂNCIA FLEXIBILIDADE E CAPACIDADE DE ADAPTAÇÃO

A era de mudanças na qual vivemos exige um talento especial de adaptação e flexibilidade, tanto em nossa vida particular quanto na vida profissional. Aceitar as mudanças, entender que existe mais de uma maneira de resolver um problema, expandir nossos horizontes para sermos capazes de compreender outras culturas e pessoas é essencial se quisermos sobreviver e progredir nas próximas décadas. A maneira como enfrentamos esta era de mudanças é o que faz a diferença para nossa saúde e rendimento.

ADMINISTRAÇÃO DE TEMPO

O tempo é nosso bem mais precioso, apesar de não o tratarmos como tal. A administração eficaz do tempo é uma das chaves para combater o estresse. Estabelecer prioridades, objetivos e ações, reservando um tempo para imprevistos é fundamental. Dividir responsabilidades, descentralizar as ações, aprender a dizer não para outros também ajuda. Além disso não se esqueça de reservar alguns momentos para você mesmo, durante os quais você pode reestabelecer o equilíbrio e descansar a mente.

ESTRATÉGIA CONTRA A FRUSTRAÇÃO

Nos sentimos frustrados quando não podemos alcançar uma meta ou objetivo desejado. A maneira mais eficaz para combater a frustração é avaliar se o objetivo inicial traçado era realmente importante e realista, além de encontrar soluções (outros objetivos) adequadas para substituí-los.

ESTRATÉGIA CONTRA A ANSIEDADE

A ansiedade deve ser combatida interrompendo a cadeia de pensamentos que conduz a este estado. Substituir pensamentos desagradáveis por imagem agradáveis e viver o momento presente são maneiras de diminuir a ansiedade.

CONHECER O ESTRESSE

O primeiro passo para combater o estresse é compreender sua essência e seus mecanismos de forma a reduzir os agentes que são estressantes para nós, aumentando nossa resistência e melhorando nossa saúde.

PSICOTERAPIA

Conhecer a si mesmo, entrar em contato com suas próprias questões pode ser uma forma de prevenir e tratar doenças mentais. Poucas são as condições em que estaria contraindicado este tipo de intervenção, mas é bom saber que existem diversas linhas de atuação e abordagens. Assegure-se que a psicoterapia seja feita por um profissional habilitado em PSICOLOGIA.